História

A história da Rudnick tem início em 12 de setembro de 1938, quando seu fundador, o
Sr. Leopoldo Edmundo Rudnick, de saudosa memória, deu início a uma marcenaria instalada em um pequeno galpão localizado na Estrada Dona Francisca, interior do município de
São Bento do Sul, Santa Catarina.

Em 1946, o Sr. Leopoldo mudou-se para o bairro Oxford, construindo novo galpão no local onde hoje se encontra a unidade principal do Grupo. A partir de 1959, com a entrada
dos filhos como sócios, o empreendimento adquiriu novo impulso, iniciando uma fase de expansão e crescimento, culminando com o conglomerado atual.

O Grupo Rudnick conta com cerca de 700 funcionários, uma sede administrativa,
três unidades fabris e um centro de distribuição que, juntos, somam aproximadamente
65 mil metros quadrados de área construída.





Linha do Tempo

• 2017

A Rudnick é um dos maiores complexos moveleiros do país. Unindo tecnologia, talento e comprometimento, a marca é reconhecida por seu padrão de qualidade.
Os 78 anos da empresa marcam um momento especial. A Móveis Rudnick investe ainda mais em inovação, design, materiais, acessórios e acabamentos, produzindo móveis diferenciados e cheios de Estilo que encantam os lojistas e clientes de todo o país.

 

• 2008

A Móveis Rudnick comemora 70 anos de empreendedorismo, inovação e dinamismo, consolidados pela presença da marca no mercado mundial.

 

 

 

• 1970

A importação de máquinas inicia um novo período de ascensão para a Rudnick. Aliando tecnologia, melhores padrões de qualidade e uma avançada política comercial, a fábrica coloca no mercado produtos cada vez mais competitivos.
As inovações fazem com que a marca Rudnick seja reconhecida nacionalmente.

 

 

• 1946

A marcenaria muda-se para o bairro de Oxford, onde hoje está instalada uma das unidades produtivas da Rudnick. Inspirados no talento e no empreendedorismo do pai, os filhos do Sr.
Leopoldo passam a fazer parte da empresa. Novas ideias, novos impulsos e um ideal em comum unem a família: o crescimento dos negócios.

 

 

• 1938

12 de setembro: o Sr. Leopoldo Edmundo Rudnick, de saudosa memória, inicia a produção de móveis em um galpão de madeira na Estrada Dona Francisca, interior do município de São Bento do Sul, SC.
Motivado por seus sonhos, o Sr. Leopoldo não mediu esforços: dedicou todo o seu talento no trabalho com a madeira para conduzir a pequena fábrica ao caminho do sucesso.




Unidades Rudnick


Sede Administrativa

Unidade Produtiva

Unidade Produtiva

Unidade Produtiva

Centro de Distribuição



Qualidade

O sistema de gestão implantado pela Rudnick tem como principal objetivo, identificar e atender às necessidades e expectativas de todos que participam de seu dia a dia. Exemplo disso é a política de qualidade da empresa, que visa FORNECER SOLUÇÕES PARA AMBIENTES DE FORMA A OTIMIZAR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES, FUNCIONÁRIOS E ACIONISTAS.

Esse sistema torna possível alcançar a vantagem competitiva de maneira eficiente, com foco no desempenho e nas capacidades globais da organização.

 

Programa 5S’s

O Programa 5S´s consiste em cinco sensos (seleção, ordenação, limpeza, saúde e auto-disciplina) que, quando praticados diariamente por todos os colaboradores da empresa, criam um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

 

Grupos de Melhoria Contínua

Com os Grupos de Melhoria Contínua, os funcionários têm a oportunidade de participar do gerenciamento do dia a dia na Rudnick. Juntos, eles realizam atividades, debatem sobre possíveis melhorias no ambiente de trabalho e buscam soluções conjuntas para aumentar a qualidade de vida e a produtividade em seus respectivos setores.

Além de proporcionar o crescimento e o desenvolvimento dos funcionários, o programa é um canal aberto, onde ele pode expressar sua opinião e seu ponto de vista a respeito das atividades da empresa. Torna também o relacionamento com os supervisores e gerentes muito mais próximo, pois passam a compartilhar e discutir os problemas e as melhores maneiras para resolvê-los.

 

Filosofia Cliente Fornecedor

No programa Filosofia Cliente Fornecedor, todos os funcionários da Rudnick são clientes e fornecedores ao mesmo tempo. É assim: a Rudnick funciona em setores e cada setor realiza uma etapa do trabalho para que o produto seja finalizado. Por exemplo, quem trabalha no setor montagem é, na verdade, um cliente de outro funcionário da Rudnick, que trabalha no setor estoque. O estoque precisa disponibilizar todos os materiais necessários para que o setor de montagem possa realizar o trabalho. Por sua vez, em outra etapa, o setor de montagem será o fornecedor de outra pessoa no setor de embalagem. E assim sucessivamente. Dessa forma, sendo clientes e fornecedores ao mesmo tempo, os funcionários da Rudnick conseguem melhorar a qualidade de todos os processos da empresa e, consequentemente, melhorar a qualidade do produto final.

 

Programas ambientais

Gestão de recursos hídricos

A empresa possui Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), usadas para tratar os efluentes oriundos das cabines de pintura e passadeiras de cola. Ou seja, os efluentes, após tratados, retornam para o processo reduzindo os impactos ambientais e reduzindo também a necessidade da captação de recursos naturais.

Gestão de resíduos sólidos

• Campanhas de educação e conscientização para separação do lixo segundo a sua caracterização;

• Separação e venda dos recicláveis; (papéis comuns, descartáveis, metais e plásticos);

• Lixeiras com identificação para os diferentes tipos de materiais, estrategicamente distribuídas pelas plantas industriais;

• Uso das sobras de lâminas, aglomerados, madeiras e serragens como combustível para caldeiras;

• Separação e destinação dos resíduos industriais classes I e II para aterros industriais credenciados e licenciados pelos órgãos ambientais.

Outras ações na área ambiental

• A Rudnick possui também uma área de reflorestamento com 575.000 árvores de pinus em uma área de 4.400.000 m².

• As principais matérias-primas utilizadas na empresa são MDF e MDP, cujo principal insumo na sua fabricação advém de florestas renováveis de pinus e eucalipto;

• As cabines de pintura são equipadas com cortinas de água para minimizar a poluição. É também amplamente utilizado materiais de pintura que tem a água como solvente. Os exaustores são equipados com filtros de manga e as caldeiras com filtros multiciclone para impedir a emissão de elementos particulados e fuligem.




Tecnologia

O parque fabril da Rudnick está preparado para produzir móveis de extrema qualidade, usando matérias-primas como madeira maciça, chapas (MDP e MDF) e, também, lâminas de madeira. O revestimento pode ser laminado, impresso ou BP, tingido ou não com aplicação de verniz (poliuretano ou ultravioleta), conferindo um acabamento final uniforme em variados brilhos.


O maquinário utilizado está de acordo com a mais moderna tecnologia disponível, aliando flexibilidade e a alta capacidade de produção, atendendo requisitos de qualidade especificados pelo mercado consumidor.


Todos os processos que a Rudnick realiza seguem procedimentos específicos, regidos por parâmetros especiais. Prova disso é que todos os instrumentos de medição utilizados para garantir e comprovar a qualidade dos produtos são calibrados e controlados por uma empresa certificada e credenciada junto ao INMETRO e RBC (Rede Brasileira de Calibração). Dessa forma, as expectativas de qualidade dos clientes são atendidas.


Parque fabril Rudnick


Móveis Rudnick S.A.

Rua Alexandre Schlemm, 63 - Oxford
São Bento do Sul
Santa Catarina
Brasil
89285-900

+55 (47) 3631-1000
sac@rudnick.com.br